A importância do trabalho da Enfermagem
No dia 12 de maio é comemorado o Dia Internacional da Enfermagem. Mais do que uma comemoração, é dia em que a população precisa valorizar ainda mais e agradecer o trabalho que esses profissionais desempenham. Os enfermeiros são conhecidos pelo cuidado e compromisso que têm com seus pacientes, sempre acompanhando de perto a saúde para que o outro se restabeleça da forma mais rápida e melhor possível.
E, em tempos de pandemia, é necessário reconhecer ainda mais todo o trabalho e esforço que os enfermeiros, e todos os profissionais da área da saúde da linha de frente, estão fazendo. Por amor à profissão e pelo cuidado com o próximo, colocam até suas próprias vidas em risco.
Como uma singela homenagem, a Câmara Municipal de Roseira conversou com o Técnico em Enfermagem e Enfermeiro em formação, Luiz Antônio de Souza Junior, mais conhecido como Junior, para uma conversa. Ele se dedica à cidade há 13 anos trabalhando no Pronto Socorro de Roseira. Há 9 anos também desempenha sua função no SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), em Aparecida-SP, e está na linha de frente contra a pandemia.
Câmara: Seu dia a dia no trabalho foi impactado pela pandemia? Se sim, como era antes e como está sendo agora?
Junior: Sim, teve um impacto muito grande, porque antes trabalhávamos esperando por doenças e acontecimentos que conhecíamos. E a gente sabia como realizar os procedimentos, pois era algo que sempre fazíamos. Com a pandemia, tudo mudou. Ninguém sabia como se contaminava, como se tratava, tudo novo. Não sabíamos a evolução da doença.
Câmara: Como você e seus colegas estão lidando com essa situação?
Junior: Está sendo muito difícil para todos nós, pois estamos na linha de frente desde o começo. Dificuldades psicológicas por não saber como lidar com a situação, o medo de se contaminar e de levar para os familiares. Muitos se isolaram, mas aí vem a solidão e não conseguir compartilhar as dificuldades enfrentadas no dia a dia. Ter que sempre estar forte para enfrentar a pandemia de frente e, também, estar forte para o paciente e para os familiares. Muitos podem se isolar, mas nós precisamos estar lá. É difícil ver as pessoas perdendo suas vidas e não ser capaz de cumprir o juramento de cuidar e salvar vidas.
Câmara: Qual é a importância da enfermagem nesse momento?
Junior: Todos da saúde merecem crédito por tudo que fizeram e fazem até hoje: médicos, fisioterapeutas, nutricionistas, faxineiros, o pessoal da lavanderia, motoristas de ambulância, atendentes, cada um tem seu papel importante. Mas sem a Enfermagem seria difícil passar por essa pandemia. Deixamos nossos entes em casa para cuidar do próximo. Mesmo com todas as dificuldades da profissão, mostramos nosso valor e que somos muito importantes no cuidar.
Câmara: Qual recado gostaria de deixar para a população?
Junior: À população, que se cuide, fique em casa, siga as orientações para que menos pessoas sejam contaminadas. Saiam de casa e vão ao hospital somente se for necessário, essa doença não é brincadeira. É difícil ver o paciente lutando contra a falta de ar ou entubado. Deem valor à sua vida e à sua saúde e de seus entes.